Quantcast
Channel: Blog do Elimar Côrtes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1576

Exoneração do coronel Marcos Antônio do Nascimento do cargo de subsecretário da Segurança de Inteligência mostra falta de prestígio da PM no atual governo capixaba

$
0
0
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (01/08) ato que pode  demonstrar a falta de prestígio da Polícia Militar no atual governo. Garcia exonerou o coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, da Subsecretária de Estado de Inteligência, e, em seu lugar fez voltar o delegado de Polícia Civil José Monteiro Junior. Cada vez mais, o governo reduz os espaços da PM no controle da segurança pública capixaba.


A rigor, agora na cúpula da Sesp não há mais nenhum oficial-militar considerado puro-sangue. É que, embora o cargo de subsecretário de Estado de Gestão Estratégica seja ocupado por um coronel PM – Gustavo Debortoli –, este oficial encontra-se agregado a outros órgãos externos à corporação há mais de 14 anos. Desde 2003, Gustavo Debortoli está fora da caserna, embora sua atuação externa tenha a ver com a segurança pública.

Gustavo Debortoli foi responsável pela implantação  do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES) entre 2003 e 2004. Desde esta época, ele está fora dos quartéis, prestando serviços ao Estado em outras secretárias. Além da Sesp, o coronel Debortoli (foto ao lado), em 2011, assumiu a coordenação da equipe de formulação e implantação do Plano Estadual de Segurança (Programa Estado Presente), na extinta Secretaria de Estado de Ações Estratégicas, e desde maio de 2013 é Subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Espírito Santo.

Para amenizar a falta de prestígio a que impôs à Polícia Militar, o secretário André Garcia está transferindo o coronel Marcos Antonio do Nascimento para Assessoria Especial da Sesp, cargo, até então, ocupado pelo delegado José Monteiro. Na verdade, a Assessoria Especial é uma espécie de “limbo”, onde o governo costuma deslocar ex-comandantes da PM à espera da aposentadoria – Reserva Remunerada.

A Sesp conta ainda com a ex-chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, como subsecretária de Estado de Integração Institucional; e o policial rodoviário federal Vinícius Xavier Teixeira (foto ao lado) no cargo de subsecretário de Estado de Gestão Administrativa.

O paraibano José Monteiro, que volta a ser homem forte da Inteligência da Sesp, é delegado de Polícia do Estado do Espírito Santo há 23 anos, Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal. Ele já atuou em diversas Delegacias do Estado, entre elas a Delegacia Antissequestro, Divisão Fazendária, Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública, Corregedoria da Polícia Civil, Delegacia do Meio Ambiente e a Superintendência de Polícia Especializada.

Em janeiro de 2015, Monteiro foi nomeado no cargo de subsecretário de Estado de Inteligência da Sesp, onde permaneceu até janeiro de 2017. Volta agora com a missão de comandar, inclusive, o Guardião – sistema de escutas telefônicas que, em tese, é usado como ferramenta para ajudar a Polícia Judiciária na investigação de crimes e dar apoio ao sistema de Justiça Criminal.

O Guardião passará a ser coordenado agora por um delegado de Polícia, a ser indicado por José Monteiro. O curioso é que, apesar de a Polícia Civil estar sempre reclamando da escassez de efetivo – sobretudo para o cargo de Delegados de Polícia –, o próprio governo acaba desfalcando a instituição, transferindo delegados para outros órgãos públicos estatais.

A falta de prestígio da Polícia Militar na cúpula do governo do Estado já era uma realidade desde 2015 e se tornou maior após o episódio do aquartelamento dos policiais militares, que durou 22 dias em fevereiro deste ano.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1576


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>